A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu o ministro da Educação, Camilo Santana, em sua sede, em Brasília, na tarde de quinta-feira, 21 de novembro. A visita foi oportunidade para a equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do ministério apresentar os resultados obtidos com o projeto Capacita em Rede. Desde maio, a iniciativa já beneficiou mais de 3,6 mil pessoas com formação profissional em todas as regiões do Brasil.

O projeto Capacita em Rede nasceu do Projeto Capacita Sul de Minas, ação desenvolvida desde 2022, numa parceria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais com a Província Eclesiástica de Pouso Alegre e o deputado Odair Cunha. A partir dessa experiência, foi apresentado o Projeto Capacita em Rede com a participação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, IFSULDEMINAS e a CNBB, por meio do Setor de Campanhas.

A proposta inicial, inspirada na Campanha da Fraternidade 2023, é qualificar 19 mil pessoas em todo o Brasil com cursos rápidos de formação profissional. Desde maio, já foram ofertados 277 cursos, em 11 dos 19 regionais da CNBB. Esses cursos formaram 3698 pessoas em 138 paróquias de 12 estados brasileiros.

A Setec fez uma lista com os cursos mais ofertados no projeto. São eles: cuidador de idosos, introdução ao marketing digital, produção de alimentos, assistente administrativo, manicure e pedicure, maquiagem, costureiro básico, eletricista predial baixa tensão, cuidador infantil e informática básica.

Receberam o ministro e a equipe do projeto o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza; o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência, dom Ricardo Hoepers; o bispo de Diamantino (MT) e presidente do Regional Oeste 2 da CNBB, dom Vital Chitolina; o secretário executivo de Campanhas da Conferência, padre Jean Poul Hansen; e o assessor de Relações Institucionais e Governamentais, frei Jorge Luiz Soares.