Os seminaristas da Diocese de Juína deram início à etapa missionária, período em que intensificam os trabalhos pastorais e missionários nas comunidades locais. Essa iniciativa é um marco importante no processo formativo, permitindo aos futuros presbíteros da Diocese de Juína a vivenciar de maneira prática e profunda a dinâmica da vida paroquial e fortalecer sua vocação ao serviço da Igreja.
Missão nas paróquias
Durante a missão, os seminaristas foram designados para diferentes paróquias em Juína:
Na Paróquia Nossa Senhora da Paz no bairro Padre Duílio, estão os seminaristas Kleber (3º de teologia) e Rodrigo (2º da Teologia). Na Paróquia Santo Agostinho Módulo 5, os seminaristas Wagner (4º de teologia), Kayo (3º de Teologia) , Álvaro (2º de Filosofia) e Lucas (3º ano do ensino médio - Seminário Menor São José). Já na Catedral Sagrado Coração de Jesus, o seminarista Higor (4º de Teologia) desenvolve suas atividades pastorais.
Além dos seminaristas da Diocese de Juína, a missão deste ano contará com a presença de David Lucas, seminarista da Diocese de Novo Hamburgo (RS), do 3º ano de Teologia. Ele permanecerá na Diocese de Juína por 30 dias, atuando inicialmente na Paróquia Nossa Senhora da Paz, depois na Paróquia São Pedro Apóstolo (Juruena), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Cotriguaçu) e Paróquia Bom Jesus (Guariba), onde chegará no dia 15 de dezembro.
Essas paróquias receberão o apoio dos seminaristas em ações como celebrações, visitas às famílias, trabalhos sociais, formação de grupos pastorais e momentos de oração, fortalecendo a presença missionária da Igreja junto às comunidades.
Ordenações marcam a missão
O período também será marcado por duas importantes celebrações que evidenciam a vocação:
A Ordenação Presbiteral do diácono Alessandro Dilele, marcada para o dia 8 de dezembro, às 9h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, consolidará o chamado ao ministério sacerdotal. Diácono Alessandro exerce seu diaconato na Paróquia Bom Jesus, em Guaribá.
A Ordenação Diaconal do seminarista Renan Dantas, que será realizada no dia 12 de dezembro, na Matriz São Pedro Apóstolo, em Juruena. Seminarista Renan, que atualmente ajuda como assessor de comunicação da Diocese de Juína, dará mais um passo em sua caminhada rumo ao sacerdócio.
A missão de Natal é uma etapa de grande relevância no percurso formativo dos seminaristas. Além de promover a evangelização e reforçar os laços entre a Diocese e as comunidades, proporciona aos jovens vocacionado experiência prática da vida pastoral.
Para a Diocese de Juína, essa iniciativa fortalece sua missão evangelizadora e reafirma o compromisso com a formação de futuros presbíteros, que serão, no futuro, pastores de uma Igreja viva, atuante e missionária.