Um grupo de brasileiros estará em Roma, em janeiro de 2025, para participar do Jubileu do Mundo da Comunicação do Vaticano que inaugura a programação dos Jubileu de 24 a 26 de janeiro. O evento reunirá comunicadores de diversas partes do mundo para compartilhar experiências e refletir sobre temas importantes no campo da comunicação eclesial.
Entre eles, o bispo de bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Valdir José de Castro, o professor da PUC Rio e assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, e o professor da PUC Minas, Moisés Sbardelotto.
Eles participarão de um congresso internacional especificamente voltado para os bispos e os diretores nacionais responsáveis pela comunicação das Conferências Episcopais, com a presença de cerca de 200 participantes de mais de 80 países.
Um dos temas a serem abordados na programação será a mudança do paradigma da comunicação, o surgimento das mídias sociais e dos influenciadores católicos. O debate focará nos desafios e nas vantagens das mídias sociais na comunicação da Igreja, tanto de indivíduos quanto de organizações, a partir de exemplos locais que possam ser úteis para os presidentes das Comissões Episcopais e diretores nacionais na discussão sobre suas estratégias nas mídias sociais.
Momentos fortes de espiritualidade
Como parte da programação, os brasileiros também participarão da audiência com o Papa Francisco, que acontecerá em 25 de janeiro, e viverão momentos fortes de espiritualidade, como a passagems pelas portas santas.
Dom Valdir pretende passar pela porta Santa da basílica de São Paulo Fora dos Muros. “Sou Paulino, e também quero viver ali o Ano Santo. São Paulo é o apóstolo da esperança cristã”, disse.
Levantamento digital, realizado pela CNBB até 13 de dezembro, identificou um grupo de 29 pessoas que atuam com comunicação eclesial no Brasil que irão à Roma para participar no Jubileu dos Comunicadores.
Fonte: CNBB
Imagem: Divulgação