A TV Aparecida exibe nesta quinta-feira, 27, às 21h, a segunda edição do ano da série documental “Desafios da Igreja”. A repórter Camila Morais e a equipe de jornalismo mostram o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, além das ações da Igreja no enfrentamento dessa tragédia e no auxílio às milhares de famílias afetadas.

A reportagem da emissora esteve no Vale do Taquari para documentar o impacto às famílias que vivem da agricultura familiar. O vale é cortado pelo Rio Taquari que passa por 15 cidades, todas elas foram afetadas pela chuva. Nessa região, os moradores perderam desde suas casas até as criações e plantações.

Para destacar a articulação da Igreja, a reportagem visitou ainda a região metropolitana de Porto Alegre. Na cidade de Canoas, destaque para a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, que se transformou em um ambulatório social, e a Igreja Nossa Senhora das Graças, que chegou a produzir sete mil marmitas por dia.

A repórter Camila Morais conversou com o arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, que partilhou sobre a preocupação da Igreja com a questão econômica, social e ambiental do Rio Grande do Sul no futuro.

A equipe também mostrou as ações das paróquias da diocese de Montenegro, como abrigo às famílias e distribuição de marmitas e roupas. Além disso, registrou o empenho de voluntários na separação e distribuição das doações, e também de padres, religiosos e religiosas no auxílio emocional e espiritual das pessoas afetadas.

“Desafios da Igreja – Rio Grande do Sul” é uma produção do jornalismo da TV Aparecida. O documentário fica disponível também após a exibição pelo a12.com/desafiosdaigreja

 

Fotos: Reprodução/TV Aparecida

Tags: