O padre Moacir Goulart de Figueiredo, missionário do Sagrado Coração (MSC), foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 23 de outubro, como novo bispo do Vicariato Apostólico de São Miguel de Sucumbios, no Equador. Natural de Salto do Lontra (PR), o presbítero vive em Curitiba, onde atua como superior provincial da congregação. A Presidência do Regional Sul 2 da CNBB enviou saudação ao nomeado.

Nascido em 30 de setembro de 1965, fez os votos perpétuos na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração em 2 de fevereiro de 1990, e foi ordenado presbítero em 16 de novembro de 1991. Dos seus 33 anos de sacerdócio, 20 foram exercidos no Equador, em funções de pároco, vigário, reitor de seminário, diretor arquidiocesano das Pontifícias Obras Missionárias e secretário executivo do Centro Missionário Nacional da Conferência Episcopal Equatoriana. No Brasil, padre Moacir foi superior provincial, reitor de seminário e vigário.

Desde 2022, padre Moacir vive em Curitiba, onde atua como superior provincial da congregação dos Missionários do Sagrado Coração (Província de Curitiba).

Em carta assinada pela Presidência do Regional Sul 2 da CNBB, o episcopado paranaense afirmou ser “motivo de honra e de grande alegria oferecer um padre que nasceu e atuou aqui no Paraná, para servir como bispo em outro país”.

“Essa nova missão que lhe é confiada pela Igreja é grande e muito nobre. É também um reconhecimento pela sua doação e o seu compromisso pastoral e missionário, quando viveu seu ministério presbiteral, por cerca de 20 anos, junto ao povo equatoriano. O senhor vai atuar em outro país, mas sua resposta generosa a essa nova missão é um testemunho que fortalece a missionariedade entre nós, especialmente nas paróquias e comunidades em que atuou aqui no Paraná”, afirmaram os bispos.

Leia a saudação na íntegra aqui.

Vicariato Apostólico

De acordo com o Código de Direito Canônico, o Vicariato Apostólico é uma porção do povo de Deus que ainda não foi estabelecida como diocese. Seu cuidado pastoral está sob a responsabilidade de vigário apostólico que atua em nome do Papa.

Fonte: CNBB/Divulgação

Imagem: CNBB/Divulgação

Tags: